No município de Saudades podemos encontrar trilhas ecológicas, santuários, áreas de lazer, cachoeiras, bons restaurantes, povo simpático e acolhedor. Saudades, conhecida como “Vale da Hospitalidade”, surpreende à primeira vista. O pórtico de entrada, em estilo germânico, fascina pela beleza, principalmente à noite, quando ganha uma iluminação especial.

Saudades foi colonizada por gaúchos descendentes de alemães. Foram eles que, distantes de casa e da família, deram nome à localidade. As marcas dos primeiros colonizadores se revelam na deliciosa gastronomia. O Café Colonial promovido pelos grupos de danças alemãs, e os jantares à base de carne suína nos restaurantes da cidade, são atrações imperdíveis.

Para se chegar no Santuário Ecológico Nossa Senhora Aparecida é preciso enfrentar uma trilha ecológica em meio a um bosque, onde estão plantadas cruzes com dizeres bíblicos, retratando a Via-Sacra. No final da trilha, com várias fontes, há uma imagem do Cristo Redentor. No dia 12 de outubro, acontece a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que reúne milhares de pessoas de toda região. O local chama a atenção pela tranquilidade e beleza, oferecendo momentos de profundo silêncio, ideal para a prática de orações.

Uma belíssima cascata de 48 m de altura, localizada na Linha Santa Terezinha, a 9 km do centro impressiona por sua beleza. A Cascata Santa Terezinha tem acesso sinalizado por estrada de chão. As festividades também são atração em Saudades, como as festas típicas do Rodeio Crioulo e a Schweinefest.