A diversidade de opções faz de Balneário Piçarras um dos mais procurados tanto por quem busca descanso e tranquilidade, quanto por quem procura praias ideais para a prática de esportes. Suas praias oferecem ótimas ondas para os amantes do esporte ou para aqueles que preferem praias calmas, além de serem um convite à prática da pesca esportiva.

Localizada na Barra Sul, a Barra do Rio Piçarras faz divisa com Penha. Ótima para lazer, pesca, caminhadas e esportes aquáticos. Uma das melhores saídas ao mar do norte de Santa Catarina, por onde passam muitas embarcações a lazer e para a pesca.

A orla emoldurada por castanheiras centenárias compõe o largo abraço de Balneário Piçarras ao Oceano Atlântico, de onde se destacam, as Ilhas Itacolomi e a misteriosa Ilha Feia, que são pontos de pesca e fonte de lendas.

Na Ilha Feia, distante pouco mais de dez minutos da costa num passeio de barco, a Ilha recebeu esse nome pelo seu aspecto selvagem e de difícil acesso. Cercada de costões rochosos e com a mata fechada, o local permanece praticamente intacto, sendo refúgio natural para várias espécies. Cercada de lendas pescadores locais contam histórias da inóspita “Gruta do Diabo“.

 

Museu Oceanográfico Univali

O maior Museu Oceanográfico das Américas é a grande atração de Piçarras. O Museu Oceanográfico Univali (MOVI), foi criado em 1987 e está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior das Américas e o terceiro maior do mundo.

O acervo do MOVI tem mais de 200.000 peças e a exposição apresenta cerca de 1.500 delas, proporcionando ao visitante um panorama da biodiversidade marinha brasileira. Além disso, animais vivos em aquários acrescentam vida e movimento ao circuito expositivo.

O projeto museográfico é moderno e valoriza as peças de maneira segura e confortável para o visitante. O projeto luminotécnico é todo em tecnologia led e os ambientes são climatizados, o que garante uma visitação agradável em qualquer época do ano. É totalmente acessível para pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida.

Na área rural a região encanta tanto por suas belezas naturais quanto pela preservação do local, o roteiro possui encantos de lazer, como lagos para pescaria, trilhas, cavalgadas, além de parque aquático e cicloturismo.