• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

A dinâmica socioespacial das Atividades Características do Turismo (ACTs) no estado de Santa Catarina

Publicado em Publicado em 2014 Autor: Rachel Aparecida de Oliveira Rueckert

Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa cujas técnicas de coleta de dados reúnem dados históricos, índices oficiais do mercado de trabalho e opiniões de especialistas para prospectar um cenário das atividades características do turismo catarinense para 2020.

Apropriação turística na arquitetura da cidade de Urubici, SC

Publicado em Publicado em 2015 Autor: Greyce Umeki Hanashiro

Embora o município de Urubici venha se destacando como reconhecido destino turístico da Serra Catarinense - especialmente pelas baixas temperaturas na estação de inverno, e suas belezas naturais e paisagens bucólicas – o seu núcleo central, a Cidade de Urubici, apresenta-se pouco estruturada e atrativa para o turismo.

As potencialidades turísticas do roteiro Caminhos da Fronteira

Publicado em Publicado em 2016 Autor: Emerson Luiz Pereira e Ademir José Zimmermann

A temática desse artigo versa sobre as potencialidades turísticas do roteiro “Caminhos da Fronteira” por meio de um cluster turístico. Na introdução destacamos as regiões turísticas do estado de Santa Catarina, a seguir são conceituados os termos turismo, turista e cluster.

Competitividade estratégica no setor de meios de hospedagem catarinense: um estudo exploratório

Publicado em Publicado em 2016 Autor: Einstein Randal Pereira Gomes

O contexto dinâmico dos meios de hospedagem se caracteriza pela constante atualização de produtos e serviços e por mudanças frequentes nas preferências manifestadas por seus clientes, com alto impacto do ambiente macroeconômico e institucional, bem como de fatores, tais como a sazonalidade em negócios que devem primar pela padronização temporal de sua oferta.

Destino turístico e hospedagem: o papel das agências de viagens e dos operadores de turismo

Publicado em Publicado em 2016 Autor: Suzana Rodrigues Macedo e Fabiane Rosana da Silva

O presente trabalho teve como objetivo inicial, realizar uma ampla análise a respeito de como as agências de viagens e operadoras turísticas têm influenciado na escolha dos meios de hospedagens por parte dos hóspedes em Santa Catarina.

Efeitos do comércio eletrônico: a percepção dos empresários associados à CDL de São Miguel do Oeste – SC

Publicado em Publicado em 2014 Autor: Dayani Gwozdz, Josiane Romancini, Karina Fries, Lucas Miguel Gnigler, Sodriane Cezar

Diante do cenário econômico atual, os empresários buscam agilidade, facilidade e precisão nos processos de venda e gestão de estoques. O comércio eletrônico propõe ao empresário uma forma diferenciada para disponibilizar seu produto ou serviço em um ambiente virtual ou, ainda, fazer uso dessa ferramenta em transações com indústria e fornecedores.

Estrutura dos meios de hospedagem para pessoas com deficiência em Santa Catarina

Publicado em Publicado em 2016 Autor: Suzana Rodrigues Macedo e Carlos André de Sousa Rocha

O presente trabalho teve como objetivo, realizar uma análise preliminar em relação à acessibilidade para pessoas com deficiência nos meios de hospedagens de Santa Catarina. Justifica-se a importância da pesquisa diante da tendência de mercado na adaptação do setor turístico para atender às demandas das pessoas com deficiência

O turismo no litoral de Santa Catarina: tensões, conflitos e reorganização espacial

Publicado em Publicado em 2001 Autor: Maurício Ruiz Câmara

Busca compreender a reorganização espacial no litoral catarinense pela atividade de turismo. Analisa as principais condicionantes da reorganização do espaço mundial pela reestruturação (globalização e acumulação flexível) e analisa o papel do turismo no contexto da reestruturação.

Turismo social: um estudo de caso na Costa da Lagoa – Florianópolis-SC

Publicado em Publicado em 2002 Autor: José Armando Marques Rosa

O trabalho discute as perspectivas da gestão local do desenvolvimento econômico no Brasil através do turismo, enfocando os tipos de estratégias que vem sendo adotadas e as possibilidades do planejamento social.

Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.