• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

Como o próprio nome define, a água é o principal elemento presente nos atrativos turísticos da região. O Vale das Águas contempla municípios com diferentes características e atrativos e destaca-se por um ponto em comum – águas abundantes que podem ser encontradas sob diversas formas. As termais são destaque em Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos e Quilombo. O Rio Uruguai, que passa por várias cidades do Vale das Águas, também é um atrativo que pode ser explorado de diversas maneiras, seja por meio de passeios de barco ou jornadas aos balneários de água doce. As especificidades de cada município permitem a composição de diferentes roteiros.

Lugares Imperdíveis

01

Usina Foz do Chapecó

Local: Águas de Chapecó

Situada no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS), a Usina Foz do Chapecó conta com quatro unidades, que corresponde a 25% de todo o consumo de energia do estado catarinense ou a 18% do consumo do Rio Grande do Sul. A energia produzida é capaz de abastecer mais de 5 milhões de lares. Construída em tempo recorde, Foz do Chapecó utilizou, pela primeira vez na história do setor elétrico brasileiro, o núcleo asfáltico na vedação da barragem.

-> Ver Mais

Santuário de Nossa Senhora da Salete

Local: Caibi

A Romaria de Nossa Senhora da Salete acontece há 59 anos. A atividade começou a ser realizada em 1959, pois a santa é conhecida por ser padroeira dos agricultores e o município conta com uma produção agrícola muito grande. Todo 3º domingo do mês de setembro, uma caminhada é feita até o santuário que fica a 3km do trevo da cidade. Durante o dia acontecem missas, vendas de objetos religiosos e integração entre os participantes. O evento reúne mais de 10 mil pessoas, mas o Santuário recebe visitantes durante o ano todo por ser um local em meio a natureza que proporciona momentos de fé e oração.

Pesca e Ilhas Fluviais

Local: Mondaí

O município tem o privilégio de ser banhado por dois grandes rios com importância regional, Rio das Antas e Rio Uruguai, sendo que o município é muito procurado por turistas que buscam capturar as diversas espécies de peixes da região. As pequenas ilhas, que se espalham pelos rios Uruguai e Rio das Antas, formam um espetáculo delicado e inesquecível. Destaque para a Ilha da Foz do Rio Taipas, o Arquipélago da Linha Ervas, a Ilha do Pão de Açúcar.

Termas São João

Local: São João do Oeste

Este complexo de entretenimento em meio à natureza é o lugar ideal para reunir a família e amigos. Um dos maiores atrativos do parque de águas Termas São João são as piscinas, tanto externas como internas. A água que abastece as piscinas do parque possui saída do poço a 52º C. A água é considerada uma das mais quentes do Brasil, possui grandes efeitos terapêuticos, estes provêm das substâncias hidrominerais da alta temperatura da água, sendo que, os banhos são recomendados para tratamentos.

-> Ver Mais

Salto Saudades

Local: Quilombo

Uma das mais belas cascatas do Estado de Santa Catarina, muitas vezes comparada com as quedas do Iguaçu (em miniatura). O Salto Saudades é composto por várias quedas de água formadas ao longo dos anos no rio Chapecó, que caem sobre rochas lisas e escuras, compondo um quadro de grande beleza, localizada a 20 km do centro da cidade em local ainda selvagem.

Rota Encantos Rurais

Local: Quilombo

A Rota tem recantos construídos campo afora em parceria com a natureza e a vontade humana de resgatar e preservar o autêntico. São passeios por lugares espalhados entre córregos, colinas e horizontes a perder de vista. São memórias e saudades de infância, ligadas a riachos e porões de sítio, a janelas que se abrem para campos e matas, a jardins de flores, a barris de vinho e alambiques de cachaça, a canteiros orgânicos de hortaliças que crescem deliciosas. São visitas ao simples, ao singelo e ao encanto.

-> Ver Mais

Termas de São Carlos

Local: São Carlos

Situado próximo à Rodovia SC-283, que liga Chapecó a Palmitos, o Balneário de Pratas, em São Carlos, fica às margens do Rio Uruguai. Com prainha artificial junto ao rio, o local equipado com churrasqueiras, praças e campo de futebol e de vôlei de areia é ideal para toda a família. No balneário, o turista conta com piscina coberta térmica, piscina semi-olímpica, banheiras de imersão, chuveirões ao ar livre e um parque aquático dotado de uma das melhores estruturas termo-minerais do Oeste Catarinense.

-> Ver Mais

Igreja Matriz São João Berchmans

Local: São João do Oeste

Os turistas que frequentam São João do Oeste aproveitam para conhecer a maior igreja totalmente de madeira da América Latina. A primeira capela de São João foi construída no local onde atualmente está instalada a Casa Canônica, em janeiro de 1934 e inaugurada em março do mesmo ano. A igreja foi inaugurada em 1948. Em 1951, São João foi elevada à categoria de Paróquia. A Igreja Matriz recebe constantes melhorias para garantir a boa manutenção da mesma, sempre mantendo as características marcantes que a transformam em um cartão postal do município.

Morro do MacGyver

Local: União do Oeste

O Morro do MacGyver localizado na comunidade de Adolfo Konder, tem uma altitude de 707 metros, com desnível de 219 metros, localizado a 1km de distância da estrada principal. O local oferece condições para a saída de voos em diversas direções, além de poder ser utilizado não apenas o parapente, mas também equipamentos como o paramotor e a asa delta. O local oferece também condições para voos duplos, possibilitando que o piloto experiente levar os visitantes para um passeio de parapente.

-> Ver Mais

Doce Natal

Local: Caibi

Há mais de 10 anos, o município promove o Doce Natal de Caibi, que conta com diversas atrações que encantam tanto a comunidade que mora nas proximidades quanto turistas de outras cidades. A cada ano a decoração é definida por uma comissão, que cria espaços temáticos ao redor da Praça Municipal. Além disso, o local conta com a casinha do Papai Noel, que recebe as cartas, e o bom velhinho, que está sempre disponível para fazer uma foto com os visitantes.

-> Ver Mais

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Vale das Águas
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.