• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

A beleza natural da Serra Catarinense impressiona. É uma região com uma paisagem formada por florestas de araucárias, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes canyons. A vasta oferta de estâncias com todo o conforto e infraestrutura de lazer oferece opções para adeptos do turismo de aventura. Apreciadores de vinhos e espumantes de alta qualidade encontram as melhores vinícolas na região, em uma experiência que se completa com a gastronomia regional campeira. Aproveite o clima serrano no inverno e se emocione com o espetáculo da neve. Nessa época do ano, o frio intenso muda a paisagem, encobrindo os campos com geadas e nevascas que fazem a alegria de visitantes de todas as partes do País. O frio do planalto serrano catarinense cria uma atmosfera especial, repleta de calor humano e hospitalidade.

Lugares Imperdíveis

01

Cachoeira Taimbé

Local: Anita Garibaldi

A Cachoeira fica localizada na comunidade Marmeleiro na propriedade do Sr. Ivo Sutil Varela a cerca de 35 km do centro de Anita Garibaldi. Além da cachoeira, a propriedade oferece produtos coloniais como queijos, uva, geleia de uva, suco de uva, vinho, pão e bolachas. Além disso possui dois açudes os quais contam com a criação de tilápias.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

Local: Bom Jardim da Serra

No mirante se pode contemplar a beleza dessa região privilegiada e os contornos incríveis dessa estrada. São 12 Km de Serra, parte dela concretada para facilitar o tráfego, especialmente em dias de neve e geada. É uma das mais belas paisagens de Santa Catarina e, com certeza, uma das mais belas serras do Brasil. No local o turista encontra serviços de café e restaurante, produtos da região e artesanatos.

-> Ver Mais

Cachoeira Costãozinho e Corredores de Pedra

Local: Bom Retiro

Encontra-se na localidade de Guarda Velha, o percurso ida e volta até a cachoeira e/ou corredores de pedra saindo do centro da cidade tem um total médio de 20 km, ideal para os amantes do ciclismo e do trekking. Para chegar até a cachoeira precisa andar em torno de 100 metros de trilha em uma bela clareira com esculturas naturais de pedra e um lindo poço que pode chegar até 3 metros de profundidade para refrescar-se com um banho em águas naturais.

Cachoeira do Barbaquá

Local: Bom Retiro

Encontra-se na localidade de Barbaquá em torno de 80 metros da estrada principal que atravessa a localidade. Próxima a cachoeira encontra-se um belo estabelecimento para descanso, tomar algum drink ou fazer um belo churrasco. O percurso até a cachoeira ida e volta saindo do centro da cidade tem um total médio de 35 km, ideal para os amantes do ciclismo, todo o trajeto passa por belíssimas paisagens e montanhas. O percurso se estende em partes na Serra Catarinense e Alto Vale do Itajaí.

Morro do Costão do Frade

Local: Bom Retiro

O Morro do Costão do Frade recebeu esse nome em função de uma grande pedra que para os colonizadores da região lembrava a silhueta de um frade. Os vestígios de um caminho feito com pedras, construído por escravos no final do século XVIII, podem ser percebidos até hoje em meio à vegetação – são chamados de calçada pelos moradores. Há também no local uma gruta natural que se tornou ponto de peregrinação de fiéis.

-> Ver Mais

Cascata do Saiquí

Local: Bom Jardim da Serra

Queda de 15 metros d’água. É possível chegar até a parte baixa ou a parte alta. O visual da cachoeira, dos campos e taipas é deslumbrante. Fica dentro do Parque Eólico, a maior parte do trajeto é feito de carro. É necessário pagar uma taxa de R$ 10,00. A taxa dá direito a conhecer o Cânion da Ronda, o Parque Eólico e a Cascata do Saiquí. Na entrada, o vigia explicar como chegar até a queda d’água.

Cascata da Fábrica

Local: Rio Rufino

Também conhecida como Cachoeira São Judas, localizada a 3km da cidade, acesso por trilha e com travessias. A Cascata da Fábrica ou São Judas Tadeu remete em uma emocionante viagem ao passado, pelo fato de a mais de 50 anos, próximo a cachoeira, ter sido instalado no local, uma serralheria que era movida pela força da água. O passeio até esta cachoeira tem um grande apelo cultural de Rio Rufino.

Mirante dos Pinheiros

Local: São Joaquim

Proporciona visão panorâmica de um campo de araucárias com até 50 metros de altura. É um bom lugar para piqueniques em família. Está na SC438, na saída de São Joaquim em direção a Lages, 200 metros após o portal de São Joaquim.

Morro das Torres

Local: Rio Rufino e Urupema

O Morro das Torres, também conhecido como Campo Novo ou Morro das Antenas, é um dos pontos mais altos do Estado, com 1733 metros de altitude. A topografia acidentada, o encontro de massas de ar polar, a umidade do ar e o cume plano e extenso, fazem do Morro das Torres o palco ideal para a ocorrência de um raro fenômeno climático no inverno, o sincelo. No topo do morro podemos observar também o banhado de turfeiras, o qual presta um grande serviço ecossistêmico, pois absorve a água da chuva e da neblina, liberando-a aos poucos no período de estiagem e funcionando como nascente dos rios da região.

Pedra Furada

Local: Morro da Igreja

Curiosa escultura natural em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Pode ser visualizada do alto Morro da Igreja, à direita de quem chega ao topo (é preciso estacionar o carro e caminhar cerca de 20 metros em direção à borda do cânion). Se o dia for límpido, é possível avistar o mar, a mais de 100 km de distância. Mas se houver nuvens o espetáculo também é belo. A Pedra Furada é o ponto de referência da divisa entre três municípios – Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.

-> Ver Mais

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Serra Catarinense
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.