• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

A região turística conhecida como Grande Oeste é uma das mais selvagens de Santa Catarina, território que se estende até a fronteira com a Argentina e tem como base econômica a agropecuária. A paisagem campeira, adornada por cascatas e cachoeiras predomina em praticamente todos os municípios, onde a maioria da população é inferior a 10 mil habitantes. Chapecó é o principal centro urbano e polo econômico da região, colonizada por filhos e netos de imigrantes italianos e alemães, oriundos principalmente do Rio Grande do Sul. As atrações são variadas, desde o turismo rural, a variedade gastronômica e as festas típicas, à museus e atividades ligadas aos esportes de aventura.

Lugares Imperdíveis

01

Parque das Quedas

Local: Abelardo Luz

O Complexo das Quedas é formado por um conjunto de sete quedas d’água no Rio Chapecó e outras três quedas no Rio das Éguas. No Parque, atrás do véu branco das águas, fica a Gruta Caracol, conhecida por ter abrigado mais de 100 homens durante a Revolução Federalista (1893-95). O Parque é administrado pelo Hotel Quedas, está localizado a 500 m do centro da cidade e fica aberto o ano todo.

-> Ver Mais

Estátua Desbravador

Local: Chapecó

Reconhecimento e Homenagem ao povo de Chapecó e seus pioneiros. Fruto de um Ideal do Lions Clube. Localizado no centro da cidade, a estátua foi inaugurada em 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros colonizadores que desbravaram e construíram Chapecó. A figura é de um gaúcho que na mão direita segura um machado no qual simboliza o trabalho e na mão esquerda um louro, simbolizando a vitória. Na base do monumento de 14 metros de altura.

-> Ver Mais

Arena Condá

Local: Chapecó

A Arena Condá, é um estádio de futebol localizado no Centro do município de Chapecó de propriedade do município de Chapecó, e administrado pela Associação Chapecoense de Futebol que também exerce o papel de mandante do estádio. Foi inaugurado em 6 de fevereiro de 1980, quando ainda denominava-se Estádio Regional Índio Condá.

-> Ver Mais

Ponte sob o Rio Uruguay

Local: Chapecó

A vista do Imenso Rio Uruguay, para quem vai para o Rio Grande do Sul, na descida da serra da 480 é fantástica.  Faz a ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem 630 metros de extensão, 13 metros de largura e localiza-se a 23 metros acima do Lago da Barragem de Itá.

-> Ver Mais

Ponte Horácio Ribas Maciel

Local: Passos Maia

Um dos principais pontos para se visitar em Passos Maia, o local remete as origens do município. A Ponte Baixa é um dos acessos as comunidades de Santo Agostinho, Conquista do Horizonte, Amparo e também dá acesso a Palmas no estado vizinho, Paraná.

Parque Estadual das Araucárias

Local: São Domingos

Situado a 12 km do centro da cidade, o parque de mais de 612 hectares é recortado pelo Rio Jacutinga, afluente do Rio Bonito e recoberto de araucárias. O local conta ainda com um Centro de Visitantes, que abriga um museu sobre a espécie, e um Centro de Pesquisa, que tem como função auxiliar nas pesquisas sobre as espécies endêmicas da região.

-> Ver Mais

Rios, Lagos e Barragens

Local: São Domingos

São Domingos foi privilegiado com natureza exuberante, pode-se contemplar o encontro de dois grandes rios da região, o Rio Bonito e o Rio Chapecó, associados a quedas d’água, cachoeiras e saltos, proporcionando um verdadeiro espetáculo natural e um cenário inesquecível aos visitantes. Além disso, o município conta com o Lago da Usina Hidrelétrica Quebra-Queixo, e os Lagos da Pequena Central Hidrelétrica Ludesa e da Pequena Central Hidrelétrica Santa Luzia Alto.

Gruta e Trilha Ecológica Pavan

Local: Xaxim

A Propriedade da família Pavan, o local é contemplado com cinco grutas naturais em meio a mata nativa, e com muita fé e devoção dos seus proprietários, embelezaram ainda mais com as imagens de vários Santos. Localizada a 4,5 km do centro da cidade, as cinco grutas são um grande atrativo não somente religioso, mas também para os amantes da vida em sintonia com a natureza.

Gruta da Curva Fria

Local: São Lourenço do Oeste

Este nome deve-se à sua localização, bem às margens da rodovia SC 468, em um ponto onde a estrada faz uma curva. A imagem de Nossa Senhora foi colocada no alto de um paredão natural de rocha, ideal para a prática do rapel. É um local que recebe centenas de fiéis durante o ano.

Igreja Matriz São Lourenço Mártir

Local: São Lourenço do Oeste

Magnífica construção da década de 1960, em estilo gótico tardio, tem pinturas e decoração feitas na época pelo maior artista sacro das Américas, o italiano Emílio Zanon (In Memorian), são obras de arte que caracterizam esta que é sem dúvida uma das maiores e mais bonitas igrejas de todo o oeste catarinense. Fica na Praça da Bandeira, ponto de encontro da cidade.

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Grande Oeste
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.