• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

A Grande Florianópolis é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina. Na região da capital do Estado, Florianópolis, famosa por suas belezas naturais e pelas mais de cem praias da Ilha, cercadas por dunas, restingas e morros cobertos de Mata Atlântica. A região da Grande Florianópolis abrange as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belíssimas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú. Faça o seu roteiro e aproveite para conhecer a herança cultural deixada por colonizadores açorianos na região da Grande Florianópolis.

Lugares Imperdíveis

01

Praia da Guarda do Embaú

Local: Palhoça

Considerada uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surfe, essa pequena vila de pescadores foi descoberta na década de 70 por hippies e surfistas. O único acesso para chegar ao mar é pelo Rio da Madre, que pode ser atravessado a nado, de canoa ou a pé, na maré baixa. Um local diferenciado, onde existem mais cenários exuberantes como a Pedra do Urubu e o próprio centro do bairro que possui um estilo alternativo, onde mesmo depois de obter muita fama continua preservado.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Local: Palhoça

Maior unidade de conservação de Santa Catarina (quase 90 mil hectares), abrange nove municípios e algumas ilhas costeiras. A costa oceânica e o complexo formado pelos Morro do Cambirela (1.268 m), Serra do Tabuleiro e Serra do Capivari, são responsáveis por manter a umidade constante, regulando o sistema de chuvas em toda região.

-> Ver Mais

Morro do Cambirela

Local: Palhoça

Uma das melhores opções de trekking de todo o estado. A subida do Cambirela, localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, é pesada e exige bom preparo físico para se atingir o pico do morro, a cerca de 1.000 m de altitude. A vista vale o esforço, em dias de céu claro, é possível ver a Ilha de Santa Catarina inteira. Do topo é possível avistar a exuberante paisagem do litoral e as cidades localizadas no entorno, sendo um dos cartões postais de Palhoça.

-> Ver Mais

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

Local: Governador Celso Ramos

Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Entre os importantes episódios históricos ocorridos na Ilha constam o desfecho da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a execução de centenas de revoltosos. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está completamente restaurada e dispõe de boa infraestrutura turística com restaurante, lanchonete e loja de souvenires.

Reserva Biológica do Arvoredo

Local: Governador Celso Ramos

A Reserva é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro. A ilha está localizada a cerca de 10km tanto de Governador Celso Ramos, quanto do Norte da Ilha de Florianópolis. A única forma de ficar na Ilha do Arvoredo, é se aproximar em uma embarcação, para isso é preciso recorrer a operadoras de Governador Celso Ramos que fretam barcos. Antigos naufrágios nas reservas aguçam a curiosidade dos mais aventureiros e atraem mergulhadores.

-> Ver Mais

Pedra Branca

Local: Alfredo Wagner

A Pedra Branca é uma das montanhas mais conhecidas de Alfredo Wagner, com cerca de 1.666 metros de altitude. Para chegar ao local é preciso caminhar. Do ponto inicial até o alto do primeiro morro são cerca de 2h30 de caminhada e 1.480 metros de altitude. O local tem esse nome por ser uma passarela de pedra com cerca de 3m de largura com precipício dos dois lados. No topo se encontra uma espécie de mirante de onde se pode avistar todo o esplendor da mata nativa.

Gruta do Riozinho

Local: Alfredo Wagner

A gruta é um imenso salão, com 47m de comprimento e com largura de 20,5m em alguns pontos. Somente com a gruta iluminada é que se tem a real dimensão do local. Há algumas estalagmites e estalactites – embora se note que a maioria delas já tenham desaparecido, provavelmente pela ação do homem. Além da gruta, ainda existe uma cachoeira no local, com 25m de altura – sendo 12m até o nível do abrigo e mais 13m até o fundo do vale, além de um altar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Águas Termais

Local: Águas Mornas

As águas que brotam de uma fonte natural e jorram com uma temperatura de aproximadamente 39ºC. As águas termais de Águas Mornas estão classificadas entre as melhores águas termais do mundo e possuem propriedades medicinais que ajudam no combatem de várias doenças.

-> Ver Mais

Caminho das Tropas

Local: São Pedro de Alcântara

Construído em 1787, o Caminho das Tropas, denominado pelos alemães “Kaiserlicherweg” ou Caminho Imperial, foi a primeira ligação de Desterro (atual Florianópolis) com a Vila de Nossa Senhora das Lages (atual município de Lages). Hoje, fragmentado em inúmeras propriedades rurais, o trecho existente em São Pedro de Alcântara, conserva dois monumentos de grande importância não só para a história do município, mas para a história de Santa Catarina.

-> Ver Mais

Ponte Hercílio Luz

Local: Florianópolis

Primeira ligação entra a Ilha de Santa Catarina e o Continente, a Ponte Hercílio Luz é a mais longa pênsil com sistema de barras de olhal do mundo, com um vão central de 339 metros e uma extensão total de 821 metros. A ponte Hercílio Luz teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. Após 28 anos interditada, o símbolo da capital catarinense volta a ser utilizado pela população. O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro de Florianópolis. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz.

-> Ver Mais

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Grande Florianópolis
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.