• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

Esta região possui grande valor histórico originário da Guerra do Contestado, o evento foi um dos maiores conflitos sociais do País, colocando camponeses contra o Governo Federal. Os Confrontos levaram mais de 5 mil vidas, cuja memória é preservada nos museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa. Os municípios do Planalto Norte Catarinense – cenário do Tropeirismo e da Guerra do Contestado – revelam a sua identidade através do mosaico formado por diferentes etnias com suas culturas, gastronomia e arquitetura, em meio a paisagens deslumbrantes, sempre permeadas pelos trilhos de trem, testemunhas de importantes acontecimentos históricos.

Lugares Imperdíveis

01

Estação Ferroviária

Local: Calmon

A Estação Ferroviária de Calmon, construída em 1910 e refeita em 1915, após ter sido queimada junto com a Madeireira da Lumber, está preservada é um dos símbolos do patrimônio cultural do município.

-> Ver Mais

Casarão Domit

Local: Irineópolis

Museu histórico e cultural abriga rico acervo pelos cômodos da casa. Construído em 1929, seu proprietário foi responsável pelo processo de pacificação política após a Guerra do Contestado.

Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu

Local: Itaiópolis

Tombado pelo IPHAN, possui elevado valor histórico e paisagístico no contexto do patrimônio cultural da imigração. Conta com casas típicas, Capelinhas do Rosário, Igreja Santo Estanislau (maior igreja construida por imigrantes poloneses na América Latina) e Casa Polaski (Sede da Associação Cultural Polonesa).

Monumento aos Imigrantes

Local: Itaiópolis

Monumento em homenagem aos imigrantes poloneses e ucranianos. Feito pelas artistas Aline Valiati, Sandra Levandoski Rech e Jozieli Valiatti. O monumento é composto pela pêssanka, Nossa Senhora de Monte Claro, flores estilizadas, águia branca símbolo da Polônia e o brasão de Itaiópolis.

Monumento ao Centenário do Contestado

Local: Matos Costa

Estátua entalhada em madeira pelo artista Itacir Bortoloso (de Porto União-SC). Inaugurado no dia 01 de maio de 2012 em homenagem ao Monge João Maria e aos Cem anos da Guerra do Contestado. Para a Igreja, o Monge faz parte da espiritualidade, das bênçãos, das crenças de um Santo da saúde, da cura através de chás e é também uma forma de manter e resgatar essa cultura popular da região.

Museu da Terra e da Vida - Cenpaleo - UnC

Local: Mafra

Faça uma viagem na história da vida passada do nosso planeta, através de fósseis de plantas e animais que habitaram a região há milhões de anos, bem como fósseis de outras regiões do Brasil e de outros países, como dinossauros e pterossauros.

-> Ver Mais

Maquetes da Guerra do Contestado

Local: Mafra

São seis módulos, ricos em detalhes, com personagens confeccionados em palha de milho e madeira, que retratam os principais conflitos da Guerra do Contestado. Projetado e desenvolvido pelo saudoso artesão Meinrad Horn.

Cervejaria Canoinhense

Local: Canoinhas

Mais de 100 anos de tradição na fabricação de cerveja e chope artesanais, além de outras bebidas. Possui uma interessante coleção de animais taxidermizados.

Estação Ferroviária União

Local: Porto União

Construção da década de 40, uma das únicas no mundo que integra duas cidades e dois estados. A linha férrea é o limite geográfico entre Santa Catarina e Paraná.

Museu Salustiano Costa Junior

Local: Porto União

Villa Gema a moradia da Família de Raphael Benghi e Gemma Balardine Benghi foi concluída em 1930 com projeto do arquiteto italiano Carlo Conti. Construção sólida e estilo eclético, abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União, o Museu.

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Caminhos do Contestado
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.