• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

A região Caminhos do Alto Vale conserva valores e costumes dos antepassados europeus na gastronomia, nas festas tradicionais, na sua arquitetura e nas tradições religiosas. Sempre se destacou pelo cuidado com o meio ambiente, onde oferece opções encantadoras para visitação de parques ecológicos bem como em áreas de preservação. Na região Caminhos do Alto Vale é possível praticar diversas modalidades de esportes radicais. Pequenas propriedades rurais fazem parte do Turismo no Meio Rural Caminhos do Campo. O projeto visa criar alternativas para o meio rural, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os proprietários e uma nova opção ao visitante, que passa a conviver com as atividades agrícolas se hospedando e participando diretamente das atividades do cotidiano das famílias. Conheça os prazeres da vida simples e troque experiências com as pessoas que vivem no campo na região Caminhos do Alto Vale.

Lugares Imperdíveis

01

Morro do Funil

Local: Mirim Doce

O Morro do Funil faz divisa com o município de Taió e tem 1.062 metros de altura. Para chegar até o Morro, percorra uma estrada de terra em boas condições ou siga a pé pela trilha. A trilha que leva ao Morro do Funil está em uma região de intersecção entre o Alto Vale e o Planalto Catarinense. Do alto é possível avistar um dos panoramas mais bonitos da região, com as cidades próximas e as montanhas que as cercam.

-> Ver Mais

Caverna Santa Cruz dos Pinhais

Local: Vitor Meireles

A caverna Santa Cruz dos Pinhas possui formação calcária e sedimentos rochosos de quartzo e fedelspato. Localizada na comunidade de Santa Cruz dos Pinhais a 26 Km do centro da cidade de Vitor Meireles, caverna fica dentro de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Na área existem aproximadamente 8.000 araucárias adultas, com idade superior a 200 anos. De fácil acesso, basta caminhar através de uma trilha de aproximadamente 600 metros para chegar ao local.

-> Ver Mais

Cachoeira Nicolau Welter

Local: Leoberto Leal

A cachoeira Nicolau Welter tem fácil acesso, apenas 200 metros da estrada principal. É uma das mais lindas quedas de água do município, onde os visitantes podem praticar trilha e rapel.

Cachoeira do Rio do Salto

Local: Chapadão do Lageado

A cachoeira Rio do Salto está localizada a 5Km do centro da cidade de Chapadão do Lageado mais precisamente na comunidade Rio Saltinho. Com cerca de 90 metros de altura e uma caverna enorme em seu interior, possui mesmo em época de pouca chuva uma beleza exuberante, sendo um atrativo muito procurado. Além da cachoeira e da caverna o visitante pode apreciar a fauna, a flora e o enorme paredão de rocha existente na trilha que leva a cachoeira.

-> Ver Mais

Represa Perimbó

Local: Petrolândia

A represa Perimbó encontra-se a 10 km do centro de Petrolândia, na Serra Grande, em Faxinal do Tigre. Antes de chegar ao local, é indispensável a parada na Serra, ponto onde se tem uma vista panorâmica da cidade, em meio a exuberância da natureza. A represa é muito procurada pelos adeptos de pesca e camping. O maior número de visitantes se dá ao final do ano e nas festividades do carnaval.

Cachoeira Tabarelli

Local: Presidente Getúlio

A Cachoeira Tabarelli está localizada a 19Km do centro da cidade de Presidente Getúlio. Com uma queda de 47 metros de altura, é considerado um dos cartões postais da cidade. Para chegar na cachoeira é preciso percorrer uma trilha de 1500 metros.

Cascatas e Corredeiras do Palmital

Local: Taió

As cascatas e corredeiras do Palmital estão localizadas a apenas 5Km do centro da cidade de Taió. Para chegar ao local, percorra uma distância de menos de 2.000 metros e de fácil acesso. É um excelente lugar de beleza natural para ser apreciado por quem deseja ar puro e contato com a natureza.

Barragem Oeste

Local: Taió

A Barragem do Rio Itajaí do Oeste, na cidade de Taió, foi construída entre 1963 e 1973, quando então começou a operar. Quando cheia, a barragem forma um lago artificial transitório e vira atração para visitantes.

-> Ver Mais

Canyoning Porthal

Local: Ibirama

A Cachoeira Porthal com 18 metros de altura, cai dentro de um salão redondo formado por rochas e tem como saída uma espécie de porta – por isso o nome de Porthal. As águas na base da cachoeira são profundas, por esse motivo o rapel é feito usando colete salva-vidas.

-> Ver Mais

Cânion da Prata

Local: Rio do Campo

O Cânion da Prata fica na localidade de Rio da Prata, cerca de 5 quilômetros da SC-427, e vem chamando atenção desde que foi descoberto pela internet em 2018. Após a circulação de imagens, centenas de pessoas fazem verdadeiras peregrinações ao Cânion aos finais de semana. O Cânion chama atenção pela sua composição. Uma enorme fenda com grande profundidade forma um canal afunilado. O topo é estreito e o fundo amplo. As formações também chamaram a atenção de geólogos.

-> Ver Mais

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Caminhos do Alto Vale
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.