• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

O lugar ideal para quem gosta de desbravar terras agrestes, a região Caminhos da Fronteira fica no extremo Oeste catarinense e faz fronteira com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da Argentina. Para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura, a região proporciona uma diversidade de atividades ainda pouco conhecidas pela maioria dos brasileiros. A beleza selvagem é um convite ao trekking e aos esportes radicais nos canyons dos municípios fronteiriços com a Argentina. Nos Caminhos da Fronteira, as tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos, formando um rico mosaico cultural.

Lugares Imperdíveis

01

Rota dos Cânions

Local: Anchieta

A Rota dos Cânions é o pacote de experiências proporcionadas pela Ar Livre Ecoturismo. A viagem neste universo é uma verdadeira aventura que tem uma duração de aproximadamente cinco horas nas quais são percorridos cerca de 40 quilômetros incluindo asfalto e estradas de chão.

-> Ver Mais

Canyon São Vendelino

Local: São José do Cedro

Possui uma cachoeira aproximadamente 18 metros, encanta devido à força das águas que formam “buracos” nas rochas e lajes presentes no trecho e trilham seu caminho rio Tracutinga abaixo. O canyon fica a 18 quilômetros do centro de São José do Cedro e a poucos quilômetros da divisa com o município de Palma Sola. Bom lugar para a prática de rapel.

-> Ver Mais

Bioconstrução

Local: Guaraciaba

Uma experiência sustentável, conheça a história, materiais e técnicas da casa viva.

-> Ver Mais

Museu Histórico Prof. Edvino Carlos Hölscher

Local: Guaraciaba

Preserva artefatos dos indígenas que habitaram a região, além de objetos, fotos e utensílios que contam a história da colonização e do desenvolvimento do município, totalizando mais de 7 mil peças.

-> Ver Mais

Cânion do Assentamento

Local: Dionísio Cerqueira

Localizado no Assentamento Conquista da Fronteira, possui trilha ecológica com quatro cachoeiras, sendo a última delas com 62 m de altura, uma das mais altas da região e propícia para a prática de rapel, cascading e outros esportes radicais.

-> Ver Mais

Cachoeira do Toldo

Local: Dionísio Cerqueira

Situada a 8 km (em estrada de chão) do centro da cidade, oferece além das belezas naturais, área com churrasqueira, açudes e camping.

Roteiro Pôr do Sol

Local: Itapiranga

O roteiro Pôr do Sol é composto por 7 pontos de visitação, a Praça dos Imigrantes, local de realização da primeira missa rezada na cidade no ano de 1926, a Casa com Materiais de Demolição – Kober, o Recanto Goergen, a Arte em Pedras Kummer, o Viveiro de Pássaros Reis, a Propriedade Stoffel e a Cervejaria Lassberg, com acesso à fábrica e explanação do processo de fabricação de seus produtos.

-> Ver Mais

DaTrilha Vivencias e Treinamentos

Local: São Miguel do Oeste

No espaço encontra-se o mais alto circuito de arvorismo do Brasil com altura de 15 metros e muitas atividades de aventuras como tirolesa, poste de escalada, Boulder, trapézio, plataforma de rapel com 25 metros de altura, badalando, escaladas, desafios baixos e a inédita torre alpina e escadão de escalada. DaTrilha sempre atenta a segurança, desde 2019 vem implantando a ISO 21.101 conhecida como SGS – Sistema de Gestão de Segurança.

-> Ver Mais

Marco das Três Fronteiras

Local: Itapiranga

O monumento foi inaugurado em 1902 e estabelece a soberania e o limite territorial do Brasil com a Argentina. O Marco representa a divisa entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a República Argentina. O Marco está localizado em frente a Foz do Rio Peperi-guaçu que desemboca no Rio Uruguai. No local se encontra uma área de lazer preparada com mesas, bancos, churrasqueiras, água potável e banheiros públicos.

-> Ver Mais

Mirante do Rio Uruguai

Local: Itapiranga

Neste lugar maravilhoso, localizado no interior de Itapiranga, é possível ver a grandeza do majestoso Rio Uruguai a seus pés, tanto durante o dia quanto em noites enluaradas. O Mirante do Rio Uruguai está no caminho também denominado de “estrada da fronteira”, que interliga a cidade de Itapiranga a comunidade da Linha Presidente Becker – Berço Nacional da Oktoberfest. No local existe um estacionamento para veículos de pequeno a médio porte.

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Caminhos da Fronteira
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.