• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

História e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas praias e recantos rurais fazem do Caminho dos Príncipes, um dos roteiros mais atraentes de Santa Catarina. A origem do nome Caminho dos Príncipes se deu através de um episódio de 1853. As terras onde hoje se situa Joinville foram incluídas no dote de casamento do Príncipe de Joinville com a Princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro ll. Os rios, vales e morros cobertos de Mata Atlântica do Caminho dos Príncipes, atraem quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura. Em São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil, estão algumas das mais belas praias da região. O clima tranquilo de praia predomina nos balneários de Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá, onde a culinária açoriana é apenas um entre tantos atrativos.

Lugares Imperdíveis

01

Rota das Cachoeiras

Local: Corupá

A reserva está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina. Apesar da grande riqueza representada pela biodiversidade deste ecossistema, a RPPN é bastante procurada pela existência de 14 cachoeiras, a última delas, Salto Grande, tem 125m de queda. A visita ao local é feita através de um percurso de 2.950m pela trilha Passa Águas, situada ao longo do Rio Novo, onde é possível admirar a beleza cênica da fauna e flora.

-> Ver Mais

Seminário Sagrado Coração de Jesus

Local: Corupá

Da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, o Seminário destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico-romano, construído em 1929. Possui 20 mil metros quadrados de área construída abrigando capela, museu, teatro, aeromodelismo, fábrica de velas, pavilhão de eventos, restaurante e campos de futebol.

-> Ver Mais

Museu Nacional do Mar

Local: São Francisco do Sul

É o único museu de embarcações brasileiras, reunindo um acervo com centenas de peças oriundas de todo o país. São aproximadamente 15 salas temáticas, que além de exporem diversos tipos de embarcações, retratam bastante a vida do homem do mar, com seus costumes e tradições expressados por meio de vídeos e réplicas do cotidiano destes pescadores. O Museu Nacional do Mar também conta com biblioteca, auditório e loja de souvenirs, além de oferecer diversos cursos para a comunidade local.

-> Ver Mais

Trem da Serra do Mar

Local: Rio Negrinho

A Maria Fumaça realiza passeios mensais pela Serra do Mar desbravando toda natureza primitiva da mata atlântica, com a vista espetacular do Morro da Igreja, passando por cinco túneis, pontes, viadutos e acompanhando as corredeiras do Rio Hansa Humboldt. A programação completa inclui almoço no Restaurante do Seminário de Corupá onde é possível conhecer de perto uma exímia construção em estilo gótico- romano com 80 anos.

-> Ver Mais

Circuito das Araucárias

Local: São Bento do Sul

São 248 quilômetros de extensão para quem quer pedalar e mais 340 para quem quer caminhar pelo Circuito das Araucárias. No Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.

-> Ver Mais

Monte Crista

Local: Garuva

O caminho já foi utilizado por padres jesuítas há mais de 200 anos, existindo trilhas (escadaria) feitas por humanos com mais de mil anos de existência. Estas trilhas ligavam o litoral ao interior do continente, ao Planalto Serrano, indo até o Paraguai. Os antigos contam histórias e lendas, e entre elas, há aquela em que os jesuítas ali guardavam ouro em grutas, a salvo dos piratas marítimos. A Pedra do Mirante lembra a forma de um homem sentado, que foi chamado de “Guardião do Crista”.

-> Ver Mais

Morro Santo Anjo

Local: Massaranduba

O Morro do Santo Anjo mais conhecido como São Paulinho tem uma vista difícil de ser descrita, de lá se pode visualizar uma parte significante do litoral, cidades próximas e montanhas do planalto norte. A altitude é de 830 metros acima do nível do mar, fica a 15 km do centro da cidade. No ponto mais alto do Morro está edificada uma capela. Todos os anos no mês de outubro é realizado a Festa em homenagem ao Santo Anjo, atraindo visitantes de municípios de toda a região.

-> Ver Mais

Festival de Dança

Local: Joinville

O Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações. Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento atrai público superior a 200 mil pessoas.

-> Ver Mais

Serra Dona Francisca

Local: Campo Alegre

A história da Serra Dona Francisca começou com o casamento da princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, com o príncipe francês François Ferdinand Phillippe Louis Marie. As terras da província de Santa Catarina integraram o dote desta união. Os mesmos imigrantes construíram a Estrada Dona Francisca para ligar Joinville e o litoral de Santa Catarina com o planalto de Curitiba. Hoje a Rodovia SC 418 na altura da Serra Dona Francisca possui o traçado original da antiga estrada Dona Francisca.

-> Ver Mais

Parque Malwee

Local: Jaraguá do Sul

Com 1,5 milhão de metros quadrados, o grande campo com pouquíssima vegetação nativa recebeu o plantio de espécies de árvores trazidas de várias partes do mundo e de muitas espécies típicas da região norte de Santa Catarina. Aberto todos os dias da semana e com entrada gratuita, o local reserva diversas atrações como o Museu Wolfgang Weege, trilhas de caminhada e bike, pista de bicicross, passeio de pedalinho, choupanas com churrasqueiras ao ar livre, além de restaurantes de comida típica.

-> Ver Mais

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Caminho dos Príncipes
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.