• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

A grande variedade de paisagens faz da região Caminho dos Canyons um dos principais destinos de turismo contemplativo e de experiência com a natureza, especialmente por meio do ecoturismo e do turismo de aventura. Os canyons do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. São penhascos, baixadas e leitos de rios das bordas catarinenses que podem ser encontrados nas expedições que adentram as grandes montanhas do Caminho dos Canyons. Também há outras atrações no litoral e cidades do interior, que oferecem infraestrutura de comércio e serviços, além de um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina, o Morro dos Conventos.

Lugares Imperdíveis

01

Cânion do Itaimbezinho

Local: Praia Grande

O Cânion do Itaimbezinho é o mais famoso do parque Aparados da Serra e também um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5.800 metros e sua largura máxima alcança os 2000 metros. As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. São formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos, que parecem ter sido “aparadas” de maneira minuciosa.

-> Ver Mais

Furnas

Local: Sombrio

As Furnas de Sombrio, atraem turistas movidos pela beleza e devoção. Os visitantes fazem pedidos, pagam promessas e depositam imagens de santos. Há três furnas, a maior delas com 17 metros. Situadas a 2 Km do centro de Sombrio, ficam às margens da BR-101 e tornaram-se ponto turístico de quem passa pela região.

Morro Pelado

Local: Turvo

O Morro Pelado proporciona uma visão quase que completa de toda a região do vale de Araranguá, um verdadeiro Mirante da natureza. É um morro com pouca vegetação e com formações rochosas. Além disso, foram descobertas pegadas de dinossauros no local. O morro também é ideal para a prática de rapel e trilhas.

-> Ver Mais

Três Marias

Local: Turvo

Conjunto de pedras grandes, situadas em cima de um morro em meio a mata, demonstrando a imagem de três pedras juntas. Local adequado para trilhas, piqueniques e rapel, no local há uma nascente de água e uma pequena cachoeira.

-> Ver Mais

Canyon da Fortaleza

Local: Jacinto Machado

Nas paredes estão retratados sucessivos derrames de Basalto que formaram a Serra Geral. A trilha passa pela cachoeira dos Piazza, percorrendo antigas estradas, bananais e mata Atlântica, depois retorna para entrar no Canyon. Em seu interior, percorre-se trilhas pela Mata e pelo leito do Rio até o Poço do Beija-flor onde se tem uma excelente vista dos gigantescos paredões.

-> Ver Mais

Canyon Cambajuva

Local: Jacinto Machado

Pequeno canhão erodido pelo Rio Cambajuva, fica ao norte do Canyon da Pedra. A trilha percorre o leito do Rio Cambajuva e exige grande esforço físico em virtude de seu desnível acentuado. A natureza local é preservada e com um pouco de sorte é possível visualizar a fauna local.

-> Ver Mais

Canyon da Pedra

Local: Jacinto Machado

Também conhecido como Fundo das Bonecas Grande, é um canhão erodido pelo Rio Pai José, o Fundo das Bonecas é o único Canyon da região com uma bifurcação. A trilha vai até a cachoeira Anna Schiratta, passando pela cachoeira João Baptista Ronsani (Tobogã), percorrendo o leito do rio que, geralmente, é seco na maior parte do percurso. A natureza local é preservada e com um pouco de sorte é possível visualizar a fauna local.

-> Ver Mais

Furnas do Morro dos Conventos

Local: Araranguá

Furnas são formações calcárias que resultam nas grutas que localizadas no Morro dos Conventos. Já tendo abrigado povos indígenas, hoje são opções para um passeio com aventuras pelas trilhas que descem pelo morro.

Farol Morro dos Conventos

Local: Araranguá

Localiza-se no Morro dos Conventos e oferece vista das dunas e da foz do rio Araranguá, além da observação da Baleia Franca quando estas visitam Santa Catarina.

-> Ver Mais

Parque Ecológico Maracajá

Local: Maracajá

O Parque é considerado um dos grandes Patrimônios Naturais do Sul Catarinense. Localizado em uma área de 112 hectares de Mata Atlântica original, exibe figueiras exuberantes. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre. O Parque Ecológico Maracajá promove a conscientização do público sobre a importância de manter animais silvestres em seus ambientes naturais.

-> Ver Mais

Explore o Destino

-

Conheça mais sobre o outro destino

Navegue pelo mapa, conheça as regiões turísticas e explore um dos destinos preferidos do Brasil.

Caminho dos Cânyons
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 falecom@observasctur.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório do Turismo. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre o turismo de Santa Catarina.