Observatório do Turismo SC

Seja bem-vindo ao portal

Quem Somos.

O Observatório de Turismo de Santa Catarina é uma iniciativa da Fecomércio SC, com apoio do Senac SC, e que tem por objetivo analisar o comportamento das regiões turísticas por meio do monitoramento das atividades do setor. Serão apresentados pesquisas, dados e indicadores, tais como taxa de ocupação, números relacionados aos estabelecimentos, profissionais do turismo, eventos internacionais, e dados para o planejamento e gestão do segmento, entre outros.

Essas informações estratégicas podem orientar a tomada de decisões, o planejamento e a gestão do destino e negócios turísticos, fornecendo subsídios confiáveis para a formulação de políticas públicas e privadas. A ferramenta está em fase de aprimoramento e será alimentada sistematicamente com dados atualizados.

Turismo em Movimento.

O Programa Turismo Catarinense em Movimento é uma rede de pesquisa que tem como principal finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo no estado por meio de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores por região turística catarinense. O Programa TEM SC é uma ação do Observatório do Turismo.

DEPOIMENTO.

  • A ferramenta deverá evoluir de maneira dinâmica, assim como o Turismo, na medida em que parcerias venham ampliar a base de dados e passem a gerar séries históricas. Com isso, o Observatório auxiliará a tomada de decisão e a construção do planejamento, permitindo a otimização de recursos e assertividade dos investimentos

    André Carvalho
    Consultor do Senac
  • Essas informações sistematizadas podem ser utilizadas tanto pelo Governo, para direcionar políticas públicas e ações estratégicas para determinado segmento, como por empresários e entidades ligadas ao setor, no financiamento de projetos e atração de investimentos. Precisamos de diretrizes de longo prazo, de uma política assertiva para o setor. O objetivo é quebrar a sazonalidade do nosso turismo para atrair visitantes o ano todo e em todas as regiões.

    Bruno Breithaupt
    Presidente da Fecomércio
  • A iniciativa está alinhada às diretrizes da política nacional do setor. Santa Catarina é um dos estados pioneiros na integração das regiões e sistematização das ações prioritárias.

    Hélio Dagnoni
    Vice-Presidente de Turismo da Fecomércio
  • Santa Catarina tem potencial para atrair o turista o ano todo. O Estado precisa é estar preparado para proporcionar a melhor experiência e por isso é fundamental essa rede de cooperação. O Turismo Catarinense em Movimento foi o pontapé para algo que é muito maior. A partir de agora é preciso profissionalizar todo o trade turístico para desenvolver social e economicamente a cadeia produtiva do setor.

    Rudney Raulino
    Diretor Regional do Senac Santa Catarina

Contato .

Florianópolis